Aplicativos móveis


No ano de 2015 a TMA diversificou seu ramo de atuação, distribuindo aplicativos móveis para as áreas de saúde e educação, visando contribuir para reabilitação de pessoas com distúrbios de linguagem (leitura, escrita, fala, motricidade oral e audição) e também auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Por meio deste novo ramo de atuação, a empresa proporcionou um aumento da competitividade, focando suas atividades no desenvolvimento de soluções inovadoras em aplicativos móveis para as áreas acima citadas.

A seguir é apresentada uma lista dos aplicativos móveis desenvolvidos pela empresa:

Aplicativo que permite trabalhar as habilidades auditivas processadas no cérebro (processamento auditivo central). Por meio de um divertido jogo de tabuleiro, o usuário passará por provas de acordo com os grafemas escolhidos. Após completar todas as provas e chegar ao final das tarefas o usuário receberá uma pontuação com suas performance.

 

  

O Ensino Fônico é um App que foi desenvolvido para vários públicos, tais como: crianças em idade escolar; crianças e adultos com diagnóstico de dislexia e desordem do processamento auditivo central; adultos que devido a lesão neurológica perderam a capacidade da leitura e escrita;pais e professores de escolas que utilizam a alfabetização fônica.O App irá promover a leitura e escrita por meio da consciência fonêmica, sendo que a informação auditiva estará associada à informação visual.

 

 

O objetivo deste aplicativo móvel é o desenvolvimento e/ou restabelecimento da comunicação de pacientes com problemas de comunicação e transmissão de ideias, e também, o favorecimento da comunicação por meio da simbolização, visto que os pacientes por etiologias variadas possuem dificuldades em usar a linguagem oral e escrita. Outra funcionalidade do aplicativo é seu uso no processo de alfabetização.

 

 

O objetivo é estimular a audição e a linguagem por meio de sons verbais e não verbais, procurando estabelecer uma relação entre a audição e a visão. Os pacientes que irão se beneficiar com esse APP são: sequelados de lesão neurológica, disléxicos e portadores de desordem do processamento auditivo central.

 

 

Este aplicativo irá apoiar a alfabetização de deficientes auditivos, com recursos interativos e ilustrativos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Também poderá ser utilizado por alunos de Pedagogia e/ou pessoas interessadas em aprender LIBRAS por meio de um dicionário interativo.

 

 

Aplicativo destinado a potencialização da memória ortográfica, formado por um vocabulário de palavras, imagens, áudios que são apresentadas no campo semântico com pares distratores, com níveis de dificuldade e categorias.

 

 

Este aplicativo pedagógico é destinado ao processo de ensino-aprendizagem, contendo recursos multimídia e interatividade, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos relacionados com Geografia, Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e, tendo com público alvo crianças estudantes do ensino fundamental.

 

 

Este aplicativo foi desenvolvido para educadores, crianças e pessoas com dificuldade do aprendizado e de desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita, dicção e memorização de palavras. Contém atividades lúdicas por meio de jogos que que proporcionam o treinamento de um vocabulário vasto de palavras.

 

 

App inovador voltado para crianças no estão no período de pós alfabetização e que permite a criação de livros digitais a partir de temas pré-definidos ou não, ajudando a criança desenvolver sua criatividade e imaginação por meio da escrita e leitura. A leitura dos livros criados é realizada pelo mecanismo de fala (áudio) do próprio dispositivo.

 

 

JoomShaper